Verão é tempo de brotação dos bambus, tempo de fartura!

Marcos Vagalume

Marcos Vagalume

A partir de final de outubro as diferentes espécies de bambu começam a apresentar os brotos, que vão rapidamente se transformar em longas varas de bambu. Algumas espécies chegam a crescer quase 1 metro por dia!

Em poucas semanas os brotos se desenvolvem e chegam a seu comprimento total, e também já crescem com seu diâmetro definitivo. A partir daí iniciam o processo de amadurecimento.

A primeira espécie a brotar é o Madake (Phyllostachys bambusoides), espécie alastrante que requer cuidados em seu cultivo, necessitando de barreiras de contenção para que não cause problemas ambientais.

A seguir começaram a brotar os Dendrocalamus asper, chamado de bambu balde por seu grande diâmetro. Essa espécie entouceirante é usada para preparo de brotos comestíveis, artesanato e construção.

O Guadua chacoensis, única espécie de bambu lenhoso nativa da América do Sul que temos no Sitio Vagalume, também entouceirante, apresentou ótima brotação, com inúmeros brotos de grande bitola. Essa espécie é especialmente usada para construção, devido a seus entrenós curtos e grande espessura das paredes.

Na sequência os Bambusa oldhamii também iniciaram a brotação, espécie entouceirante de porte médio e de muita utilidade para a produção de brotos comestíveis, essências e remédios, artesanato e construção.

Finalmente já em janeiro os Dendrocalamus latiflorus começaram a brotação, aproveitando o clima quente e muita chuva. Essa espécie entouceirante gigante tem também inúmeras utilidades, sendo das preferidas para produção de brotos comestíveis, artesanato, construção entre outros.

Comparativo entre os brotos

Da esquerda para a direita, Latiflorus, Asper e Oldamii.

Plante Bambu!!