Na Grécia Antiga, a palavra Liceu foi atribuída a escola filosófica fundada por Aristóteles, em 335 a.C. 

O método didático de Aristóteles consistia em caminhar ao ar livre pelos ambientes do Liceu e nessas caminhadas buscava desenvolver em seus alunos a observação, comparação e percepção do mundo a sua volta, trazendo a reflexão e principalmente a aplicação prática no seu dia a dia.

O Eco Liceu é um projeto que nasceu no Sítio Vagalume com essa proposta de observação em movimento e com o objetivo de ensino nas artes e ofícios do Bambu, com utilidade prática para o ser humano.

Acredito no ensino ao ar livre e principalmente na vivência prática como forma mais eficaz de aprendizado e transformação.

Em muitos países do mundo o Bambu é usado como matéria prima para os mais diversos usos, alimentação, carvão, artesanato, construções, pisos e biomassa. 

No Brasil o uso do Bambu está em franco desenvolvimento, com plantios crescentes, estudos e pesquisas em diversas universidades, criação de organizações da sociedade civil e com as normas técnicas para seu uso na construção civil sendo publicadas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – ainda em 2020.

A capacitação de mão de obra é o primeiro passo para que a cadeia produtiva do Bambu se estabeleça de maneira profissional e eficiente no país.

Marcos Vagalume
Patrono Eco Liceu