Jardim Botânico de Florianópolis e BambuSC vão implantar bambuzeto!

Parceria entre a BambuSC e o Jardim Botânico de Florianópolis vai viabilizar a maior coleção de bambus em jardins botânicos do Brasil!

Picture of Marcos Vagalume

Marcos Vagalume

A área disponibilizada para o bambuzeto é de mais de 3.000 metros quadrados, possibilitando o plantio de aproximadamente 50 diferentes espécies, incluindo espécies nativas e exóticas, de interesse comercial, ornamental e científico. Espécies do tipo alastrante terão atenção especial e serão plantadas em áreas limitadas por valas de contenção.

A BambuSC tem participado de reuniões com os técnicos do JBF há algum tempo, com seu presidente Thiago Ornellas e membros da diretoria Hans Kleine e Sumara Lisboa, para definir o melhor local do bambuzeto e oferecer sugestões de equipamentos feitos de bambu para instalar em outros locais do Jardim Botânico.

Numa segunda etapa foi elaborado este ano o projeto paisagístico do bambuzeto, pelo ex-presidente da BambuSC e permacultor Marcos Marques. O projeto foi aprovado pela direção do JBF e já está em fase de implantação, cabendo à equipe do JBF fornecer os implementos e a estrutura de apoio para o plantio das mudas.

A BambuSC está recebendo doações de mudas de diversas espécies de seus membros e colaboradores, além de doações em dinheiro para a compra de mudas não disponíveis na região. Já foram doadas mais de 20 espécies diferentes e outras estão a caminho, vindas do primeiro bambuzeto implantado em Santa Catarina, a partir de 2014, na Fazenda Ressacada da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, numa parceria entre a BambuSC e o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Todo o trabalho da BambuSC é voluntário, assim contamos com a ajuda e boa vontade de nossos membros e colaboradores. Para novas doações de mudas é necessário fazer contato com a BambuSC, pelos telefones (48) 3338 2087 ou (48) 99963 3263, falar com Hans Kleine. Doações em dinheiro podem ser feitas seguindo as instruções contidas no site www.bambusc.org.br.

Equipe BambuSC e Amigos do Jardim Botânico