Projeto Bambu na Escola – Artes do Bambu

EEB Marilda Lenia Araújo – Rancho Queimado – SC

Marcos Vagalume

Marcos Vagalume

O ano de 2023 foi de grande atividade na EEB Marilda Lenia Araújo, em Rancho Queimado com o projeto Bambu na Escola.

Iniciamos com palestras de sensibilização a todos os alunos, professores e direção da escola, mostrando as principais características e utilidades do bambu.

Depois todo o grupo foi visitar o Sitio Vagalume, onde puderam passear pelo bambuzal e conhecer mais detalhes sobre o cultivo, manejo e tratamento dos bambus.

Em junho o projeto Artes do Bambu foi apresentado na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, durante o ENSUS – Encontro Nacional de Sustentabilidade de Projeto.

Depois de alguns ajustes nas instalações, a EEB Marilda Lenia Araújo inaugurou, no início do segundo semestre, a Oficina Permanente de Bambu, na disciplina de Artes, a cargo do Professor Ronaldo Vilson da Rosa.

A escola adquiriu junto ao Sitio Vagalume uma carga de bambu de diferentes espécies e bitolas, a fim de iniciar as atividades na oficina. A primeira atividade foi fazer copos e canecas de bambu!

Em dezembro os professores da Epagri, Élcio Pedrão e Gilmar Carlos Michelon Dalla Maria estiveram na escola para um curso aos alunos, onde aprenderam a utilizar os equipamentos da oficina e a melhorar as técnicas para fazer utensílios e artefatos de bambu. O curso despertou grande interesse nos alunos.

Finalmente, para terminar o ano com chave de ouro, o Projeto Artes do Bambu foi agraciado com a Moção de Aplauso na Câmara Municipal de Rancho Queimado.

Na ocasião foram apresentadas todas as etapas da implantação do projeto, que despertou grande interesse dos vereadores por seu cunho artístico e empreendedor.

Cada vereador foi presenteado com uma caneca de bambu feita pelos alunos!!

Plante Bambu!!